Porque não fugir no inverno?

Prá não ser acusado de preguiça, vou escrever texto novo.

É sobre um conselho que o Senhor Jesus dá no chamado sermão profético, de Mateus 24:20 :

E orai para que a vossa fuga não aconteça no Inverno, nem no sábado;

É bom começar salientando o recorrente conselho bíblico: “ORAI”. Há crentes que esperam que a vida de oração seja resultado de algo espontâneo, num momento especial de visitação de Deus. Isso não encontra base nas Escrituras. É semelhante ao modo como a Palavra trata do amor a Deus e ao próximo, o verbo aparece, também, no imperativo. É uma ordem que devemos nos esforçar para atender.

Vejamos porque a fuga – a saída da Igreja deste mundo, o chamado ARREBATAMENTO – não pode acontecer no inverno. De fato, literalmente, fugir, sair ou correr num inverno como o de Israel, em que há temperaturas abaixo de zero e neve, é bem difícil mesmo.

Mas a mensagem de Jesus não era apenas para os cristãos de Israel. Ele, em Sua onisciência, sabia que o evangelho haveria de infundir a esperança de Sua volta em pessoas do mundo inteiro. Assim, mesmo se não fosse inverno em Israel, o seria em outra parte do mundo, o que privilegiaria um povo em detrimento de outro, coisa que o Justo Juiz jamais faria. Isso porque se estou no hemisfério norte em dezembro, será inverno para mim, mas se estiver no hemisfério sul, será verão. Assim é inverno prá mim dependendo da minha posição na terra. E aqui está o que precisamos saber, o sentido profético do conselho: Qual a minha posição no mundo? Estou próximo do Sol da Justiça – Jesus? Ou estou me distanciando dele, como fica a parte da Terra no inverno, inclinada para longe do sol?

Vale lembrar ainda que o inverno não chega de uma hora para outra. Existe até uma estação que prenuncia sua chegada, o outono, em que se percebe pequenas mudanças ao nosso redor, indicando o fim da estação quente. A frieza espiritual – esse era o problema em que Jesus estava tocando – chega no coração do crente aos p0ucos, gradativamente. E ainda que não possamos impedir a chegada do inverno na natureza, Jesus afirma que a oração é eficaz para deter o inverno espiritual e manter o coração aquecido com o calor do Espírito Santo, mesmo com as voltas que o mundo dá…

Talvez você que lê isso esteja vivendo seu “inverno” particular e não saiba como mudar isso. O conselho do amoroso Senhor é prá você também: Ore. Encontre refúgio e alento nos momentos de intimidade com o Senhor e ouça o Noivo de Cantares de Salomão, tipo de Jesus, dizer ao seu coração:

O meu amado fala e me diz: Levanta-te, amiga minha, formosa minha, e vem.
Porque, eis que passou o Inverno. Cantares 2:10, 11a

Anúncios

8 comentários sobre “Porque não fugir no inverno?

  1. Emerick, muito obrigado por se lembrar de mim meu grande amigo, esteja serto que estarei orando ao Senhor para que ele possa continuar abençoando a voce como ate ele tem feito.
    um grande abraço
    geovanni.

    Curtir

  2. Muito interessante a análise sob o prisma revelado, mas particularmente creio que o sermão escatológico de Mateus, em linhas gerais, era voltado para Israel, e, daí os conselhos sobre a fuga não ser em inverno ou sábado. O sermão escatológico traz em seu bojo, profecias que só se cumprirão na segunda vinda de Cristo, e era fruto de uma pergunta sobre a vinda de Cristo e fim do mundo(v.3): uma volta visível, julgamento de nações, a abominação da desolação de que falou o profeta Daniel, etc…
    De qualquer forma a aplicação postada é sobremodo valiosa.

    Curtir

  3. Cada vez fico mais maravilhado com o modo tão atencioso com que o Senhor nos trata. Ontem à noite deparei-me com o verso em questão e de imediato me vi numa necessidade profunda de compreender o sentido profético contido neste conselho do Senhor Jesus. Pois bem. Antes mesmo que eu empreendesse uma busca em oração ou ainda uma pesquisa para alcançar resposta, fui conduzido pelo Espírito a este escrito que me encheu de gozo, que me edificou sobremaneira dada a profundidade da revelação. Bendito seja Deus por mais este ensino e também por este conselho glorioso! Um abraço forte, amigo!

    Curtir

  4. ore para que não seja no inverno ou no sábado, onde não se pode fazer nada. Mesmo que voce queira fazer alguma coisa muitos dirão: não se pode fazer isso, é contra as normas. Ai voce fica sozinho.e é quando precisa de persistir em buscar a Deus…

    Curtir

  5. Sempre que tenho dúvidas me recorro a internet tenho muita vontade de aprende a bíblia é um livro muito lindo mas tem muitas coisas que não tendendo e quero muito aprender. Que Deus abençoe a todos que nos ajuda a tirar nossas dúvidas 🌹💕

    Curtir

    • Fico muito feliz por saber que meus escritos foram úteis pra você. Volte mais vezes. Continue lendo e estudando a Bíblia, o Espírito Santo vai ajudar você a compreender o Projeto de Deus. Abraço.

      Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s