“E vimos a Sua glória”

Sabemos que a personagem principal da Bíblia é Jesus. Sim, de TODA a Bíblia, Velho e Novo Testamento. Jesus aparece de modo simbólico e tipológico em cada um dos livros do VT. Descobrí-Lo é sempre uma grata surpresa, reservada pelo Revelador, o Espírito Santo.

A coluna de nuvem foi o primeiro sinal da presença de Deus no meio do povo hebreu. Por ela eles foram guiados, protegidos do sol do deserto, aquecidos do rigoroso frio da noite e das feras noturnas. Quando Israel escapava do exército egípcio, vemos a colaboração decisiva da nuvem, que se coloca atrás da multidão de hebreus e os separa dos soldados inimigos. Agora observe o que a Palavra afirma sobre a nuvem:

“…a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles, e ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; e a nuvem era escuridade para aqueles, e para estes esclarecia a noite;”

Exodo 14:19b. 20a

Se antes da manifestação da nuvem aos egípcios podia-se facilmente confundir um e outro povo (afinal, todos aqueles hebreus haviam nascido no Egito), a nuvem coloca uma posição bem definida: dalém e daquém dela.

Para os daquém, os egípcios, a nuvem era escuridade. Já viu uma nuvem realmente escura? Raios e trovões partem dela. Aterrorizante, não? Pois assim é Jesus para o homem que não está debaixo do concerto: O Juiz de toda a Terra (Atos 10:42).

Porém, para os dalém da nuvem, Jesus é o que lhes esclarece o caminho, a Luz do Mundo.

Se antes da manifestação visível da Glória de Deus Pai na pessoa maravilhosa do Senhor Jesus não estava claro quem era povo de Deus ou não, isso ficou bem definido com a Sua chegada.

Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus.

João 1:12

Um comentário sobre ““E vimos a Sua glória”

  1. Hoje tudo isso é perceptível para nós, e com privilégio maravilhoso de ter o nosso Deus cuidando de nós todos os dias. Temos visto a sua Glória! Louvado seja o Senhor!

    Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s