Quem parte e reparte, fica com a melhor parte

Rever passagens conhecidas da Bíblia sob a tutela do gentil Espírito Santo nos faz perceber certas sutilezas de cada história.

A narrativa da multiplicação de pães, em João cap. 6, nos permite diferenciar dois momentos da movimentação dos discípulos.

Primeiramente eles vão, cesto nas mãos, até Jesus que faz o milagre de multiplicar o alimento bem ali, diante dos olhos deles e começa a encher os balaios.

Como eram muitos, cinco mil, tiveram de voltar a Jesus diversas vezes. A cada viagem deviam aguardar diante do Mestre até que este enchesse seus vasilhames antes de partir novamente rumo à grande concentração de famintos.

Os mais apressados talvez saíssem com seu cesto vazio, fazendo com que fossem menos úteis do que poderiam ser. Isso pode acontecer conosco também: Se não passamos tempo suficiente perto do Multiplicador de provisões, somos menos úteis. Às vezes a pressa nos leva a dedicar pouco tempo na presença do Senhor, em oração e leitura da Palavra, o que nos faz discípulos de cestos vazios.

Muito bem, o outro ensino que podemos tirar vem da segunda etapa, quando o Senhor envia os discípulos novamente à multidão, agora com seus cestos vazios, para recolher o excedente.

No final das contas, cada um da multidão tinha recebido o suficiente para suprir sua necessidade momentânea, mas cada um discípulo tinha consigo um cesto cheio, que poderia lhe suprir por um bom tempo.

Assim aprendemos que o Senhor recompensa, ainda nesta vida, aqueles que se dispõem a atender às necessidades de Seu projeto e dos envolvidos nele, conforme Ele mesmo disse a Pedro: “…cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna..” Marcos 10:30

Anúncios

3 comentários sobre “Quem parte e reparte, fica com a melhor parte

  1. Fazendo a leitura do artigo mensionado veio a lembraça o lema de 2011:
    “Mas esforçai-vos e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra tem uma recompensa.” II Cr 15:7
    Ou seja, vale apena estar proxímos e envolvidos com aquilo que é o projeto de Deus.
    O Senhor recompensa!

    Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s