O convite do Rei

Já que estamos conhecendo mais nesta semana o Senhor Jesus representado como Rei no Velho Testamento, vamos nos debruçar sobre a história de Davi, um dos tipos do Rei-Salvador. Vamos atentar para o momento em que, depois de vencida a guerra contra o usurpador saído de sua própria casa, o grande salmista retornava para ser aclamado novamente no seu palácio.
Antes de passar para a outra banda do Jordão, rumo a Jerusalém, faz um convite ao amigo Barzilai: “Passa tu comigo, e sustentar-te-ei comigo em Jerusalém.” Afinal, aquele homem havia aberto a porta de sua casa para ele e o rei o recompensaria da mesma forma: abrindo seu palácio para recebê-lo.

Porém aos 80 anos – Idade em que Calebe se sentiu tão disposto quanto aos 40 para conquistar montanhas – Barzilai não se dispôs a aceitar a bela proposta real. Seus argumentos nos fazem pensar que há muitos crentes hoje prontos a recusar o convite do Rei Jesus para ir para a Jerusalém Celestial com Ele:

 – Quantos serão os dias dos anos do teu servo? – Muitos estão se esquecendo da Eternidade. Estão contando seus dias para a morte. Moisés – que aos 80 anos começou a trabalhar para o Senhor e o fez por outros 40 anos – desejou aprender a contar os dias.

Poderia eu discernir entre bom e mau? – Ai do cristão que não consegue mais separar e chama ao bom “mau” e vice-versa.

Poderia o teu servo ter gosto no que comer e beber? – É o perigoso fastio espiritual, quando os pratos da mesa real deixam de parecer saborosos. Ler a Bíblia ou orar não lhe atrai mais.

Poderia eu mais ouvir a voz dos cantores e cantoras? – Louvor? Que louvor?

Por que seria eu ainda pesado para o rei? – Já era pesado para ele. Alguns hoje se sentem pesados. É uma grande, enorme luta orar de madrugada ou visitar, ir ao culto…

Deixa voltar e morrerei na minha cidade. – Estava certo nisso: voltar é morrer, junto aos pais, junto à tradição.

Eis aí está Quimã, que passe com o rei meu senhor. – Nada mais se sabe de Quimã. Mas o nome dele o define: significa “desejoso”, “anelante” – como todos os que acompanharão o Rei além do Jordão, à Nova Jerusalém.

Davi encerra a conversa afirmando: tudo que me pedires farei.

Alguns estão “pedindo” para ficar para trás. Eu não!

9 comentários sobre “O convite do Rei

  1. É muito triste como o povo tem estado acomodado nesta última hora, temos tido tempo para tudo, mas para acompanhar o Rei (Jesus), a muitos tem sido pesado.

    Curtir

  2. Olá meu amado, saúde e paz!

    Quanto ao texto em questão, no meu caso específico (falo por mim), minha resposta será sempre a mesma até a volta do Senhor Jesus: EU ACEITO O CONVITE, pois desejo estar para sempre com o Senhor, a igreja fiel e todos seus Anjos na ETERNIDADE.

    o Apóstolo Paulo diz:
    “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada”
    Romanos 8:18

    Por mais que esse mundo seja bom de viver, nunca porém vai se comparar com a ETERNIDADE DE DEUS. o Desejo de meu coração é que, todos possam discernir e aceitar esse “MARAVILHOSO CONVITE DE SALVAÇÃO!”

    Abraço,
    Edmilson

    Curtir

  3. A paz do Senhor Jesus, Josué
    Triste coisa é a depressão espiritual, um momento que jamais quero passar e em nome de Jesus jamais passarei, pois estar com o meu Senhor a cada momento é tudo que preciso para vencer o mal de cada dia, não olhando as circunstancias, como Barzilai olhou…na verdade olhou para si mesmo, para sua propria força e quando isso acontece, ai de nós, certamente morreremos, mas glorias e louvores sejam dados a Deus que nos fez renovados a cada clamor pelo sangue inocente e precioso de Jesus!

    Curtir

    • Prezada Marise,
      A má escolha de Barzilai reflete a falta de entendimento de muitos nesta hora, que antecede a entrada do Rei e de seus servos no palácio dalém do Jordão. Diz a Palavra que Barzilai – cujo nome significa “filho do ferro” – era homem de muitas posses, rico. Que as riquezas daquem do Jordão não nos façam sentir fortes (férreos) em nós mesmos, o que seria um terrível engano.
      Um abraço e apareça sempre por aqui.

      Curtir

  4. Amado companheiro,

    que o nosso Senhor sempre multiplique o seu tempo, afim de que possas

    continuar realizando mais este trabalho.

    Como é bom no meio do trabalho, ao ler os e-mails, para um pouco e encher

    o coração com palavras reveladas.

    Deus abençôe ao senhor e família.

    Curtir

    • Caro amigo,

      Escrever aqui não me é trabalho algum, inda mais quando o Senhor usa essas poucas linhas para consolar, confortar ou instruir alguém, pelo Seu Santo Espírito. Grato pelas orações, Josué.

      Curtir

  5. Pastor Josué, APDSJ
    Gosto muito do modo simples, e de fácil compreensão como escreve.
    Gostaria que me escreve uma mensagem, sugestiva para entregar às irmãs numa reunião de Senhoras, sobre “o anúncio o nascimento de Jesus”, dando ênfase à Maria, porque foi escolhida, o que agradava ao Senhor…..
    Como recebeu a notícia…etc
    obrigada e um abraço.

    Mauriceia Miranda (Manaus- AM)
    Obs: não tenho blog . Pode ser para meu e-mail mesmo.

    Curtir

  6. O nome Barzilai, signifca feito de ferro, traduz muito bem a sua postura ante o convite do Rei, nada o toca, os anos passado com o Rei não tem valor. dado a dureza do coração ante o convite do Rei, Vigiemos pois.
    Abraços

    Curtir

    • Ei meu amigo, que prazer ler sua participação aqui! Ainda tenho contado por onde passo a experiência que vocês tiveram no Maanaim de Linhares. Ótimo complemento, a dureza de coração, aliada à desobediência e à maledicência quanto ao Caminho, fez com que a Obra não ficasse mais de três meses, enquanto mais tarde, na escola de Tirano, ficou por dois anos, com resultados maravilhosos. Prega isso. Abraço.
      Josué

      Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s