E quando já era dia…

Temos boas referências em muitas personagens da Bíblia, tanto no Velho quanto no Novo Testamento. Mas a maior delas sempre será o nosso Salvador, o Senhor Jesus.

Em Lucas 6, lemos que Ele vivia um momento importante em Sua Obra. Precisava escolher os homens que lhe sucederiam, anunciando mundo afora as boas novas da salvação, seus discípulos. Onisciente que é, poderia simplesmente chamá-los a Si sem qualquer preparo. Mas diz a Palavra que o Mestre passou a noite em oração no monte. Quando amanheceu, Jesus chamou a si os que escolheu.

A noite é o momento de pouca luz. Não se escolhe bem nessa hora, certo? Não se compra um carro ou um terreno à noite, no escuro.

Se, portanto, não é bom momento para tomar uma decisão, o que fazer? O que Jesus fez: orar. Não há nada mais eficiente a se fazer na hora escura.

Vindo, porém, a luz (e ela SEMPRE vem para quem ora), Jesus concluiu aquela importante etapa de Seu trabalho, fazendo boa escolha.

Aí está o ensino para nós: Na hora escura, com pouca luz (revelação) não devemos nos precipitar em escolhas importantes. O melhor a fazer é orar, orar até se obter mais clareza.

Mas alguém dirá: Jesus orou, escolheu e, ainda assim levou um Judas no meio dos outros onze. Acontece que Judas era um elemento profetizado, parte do plano perfeito do Pai. Do mesmo modo pode acontecer de alguma escolha nossa, feita cuidadosamente com oração e busca, resultar em uma situação indesejável ou inesperada. O que fazer? Murmurar? “Ah, mas eu consultei ao Senhor e deu errado…”. Deu errado porque era para dar mesmo. Mas – que alegria! – fizemos a vontade do Senhor. Ele transformará minha momentânea tristeza em alegria duradoura, pois todas as coisas contribuem para o bem dos que amam a Deus – Amar a Deus é aguardar Seu conselho e obedecer Sua orientação.

8 comentários sobre “E quando já era dia…

  1. Amém. O plano de Deus nos parece imperfeito. Só conseguimos vê-lo perfeito no final, quando seguimos na fé todos os passos, ainda que visivelmente prejudiciais, e aí, então, se conclui, olhando para trás, que tudo se encaixou. Por isso a fé é o firme fundamento, pois quando o Senhor nos manda pisar num “buraco”, a fé é o firme fundamento que nos faz andar sobre ele.

    Curtir

  2. O orar no tempo escuro(noite escura), me faz lembrar de Jacó no Váu de Jaboque. Lutou com o anjo e no raiar do novo dia tinha um nome novo!
    Se perseverarmos, principalmente na oração, venceremos no tempo de trevas e quando para nós raiar o novo dia, alcançaremos um nome novo na glória do Cordeiro! Aleluia!!!!!!

    Curtir

    • Opa! Com certeza este espaço acaba de ficar mais rico, caro amigo, com a sua contribuição. Seja muito benvindo e saiba que, em nossos momentos escuros, nos lembramos de valores como você que, pela oração já venceu muitas vezes as trevas, levando consigo ovelhas ao encontro do Bom Pastor.

      Um grande abraço a você e à esposa. Obrigado por comentar.

      Curtir

  3. Uma das grandes experiencias que temos com Deus é quando não sabemos o que fazer e Ele se cala, não nos responde imediatamente e ficamos questionando, sem entender, mas Sabio como é o nosso Deus…Ele aguarda, para que antes da resposta, nós entremos em Sua Presença, para depois nos responder, porque Ele já sabe que o “choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manha…” quando temos a luz, para entendermos o que é da vontade Dele e não a nossa, pois ao deixarmos Deus escolher por nós, temos a certeza de que: bom ou ruim o resultado, estamos vivendo no tempo eterno.

    Curtir

    • “quando andar em trevas e não tiver luz nenhuma, firme-se sobre o seu Deus” – se demos nossas mãos a Ele, não andamos mais por vista.

      Abraço.

      Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s