Bendito Aquele Que Vem!

O registro da passagem do Senhor Jesus e Sua entrada triunfal em Jerusalém (registrado em Marcos 11:8-11) é, ao mesmo tempo o cumprimento de uma profecia e uma nova figura que aponta para os dias atuais.

Um olhar descuidado talvez levasse a crer que se tratava de um evento espontâneo, causado apenas pela popularidade de Jesus. Porém nós, que cremos na Palavra do Senhor, sabemos que foi o Espírito Santo quem promoveu aquele ajuntamento. Foi Ele quem levou todas aquelas pessoas ao caminho de Jerusalém.

Ainda hoje o Santo Espírito de Deus conduz o homem ao Caminho de Jerusalém – a cidade de paz – para que Ele veja Jesus, tenha um encontro com Ele.

Um olhar atento verá que há dois comportamentos distintos entre as pessoas que estavam ali presentes:

  • Havia alguns que estavam à beira do caminho de Jerusalém.
  • Havia outros que seguiam pelo caminho de Jerusalém.

O primeiro grupo, à beira do caminho, estava estático, alguns talvez movidos por mera curiosidade. Era composto de alguns que lançavam suas vestes pelo caminho. Parecia um gesto nobre, de entrega. Porém estes não estavam comprometidos com o caminho, com o evento. Podiam dar as costas para o Rei a qualquer momento. Assim também hoje há alguns vivendo assim: Foram convidados pelo Espírito de Deus para conhecer o Caminho e seguir ao Rei Jesus. Mas não entram, de fato, no Caminho, não estão seguindo ao Rei. Sabem de tudo que se passa no Caminho, mas não estão se aproximando de Jerusalém, pela caminhada. Lembre-se que as vestes são exteriores a nós. Ainda que sirvam para nos identificar, não fazem parte essencial de nossa vida. A aparência de alguns está no Caminho, mas é apenas algo exterior.

No mesmo grupo encontramos outros que cortavam ramos de árvores e os espalhavam no caminho. A Bíblia usa frequentemente a árvore como figura do homem. Muitos põe parte de si no Caminho, mas não há entrega total. Talvez esperem em Deus uma bênção para o ramo material de sua vida. Ou para o ramo familiar. Mas ainda estão à beira do Caminho.

Talvez estes até tenham aprendido a melodia cantada ou sua letra. Mas o louvor deles não ficou registrado para a Eternidade.

Curiosamente, não é deste primeiro grupo que brota o louvor que ficou famoso: Hosana!, mas do segundo grupo, aquele que seguia Jesus pelo caminho de Jerusalém. Esse grupo entrou com Ele em Jerusalém, jubilando, com grande alegria.

Observe que no texto, o grupo que ia pelo caminho era composto dos que iam adiante e os que vinham depois de Jesus: Mas não são dois grupos, assim como não há duas igrejas fiéis, andando pelo Caminho. Entre eles está o fator de união: o próprio Filho de Deus. Podemos ver nisso a apresentação dos que vão entrar com Ele, na Nova Jerusalém: Os que vem antes são os que O conheceram pela fé, em figuras, no Velho Testamento. Os que vem depois são os que seguem seus ensinos, apresentados no Novo Testamento.

Se houvesse naquele cortejo alguém que falasse em aramaico, estaria bradando: MARANATA – isto é: Bendito o Rei que vem!

– mensagem de encerramento do Encontro de Louvor em Uberlândia em 02/12/2012 –

Anúncios

3 comentários sobre “Bendito Aquele Que Vem!

  1. Realmente os que vem antes são aqueles que conheceram o Senhor Jesus pela fé, em figuras, pois quem vem antes de alguém, não pode ver aquele que está vindo atrás. E Jesus estava vindo por trás deles. Já os que vem depois, podem vê-lo. São aqueles que estão conhecendo o Senhor Jesus revelado. Como disse o próprio Mestre: “Bem-aventurados os olhos que veem o que vós vedes. Pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram.” Lc 10:23-24. Mas estes dois grupos, apesar de viver em tempos diferentes e cantarem dois cânticos, o de Moisés e o do Cordeiro (Ap15:3), ambos estão unidos e dizem a mesma coisa: “Bendito o que vem em nome do Senhor!”

    Curtir

    • Caro Renan,

      Ótimo complemento ao post, muito agradecido. Que o nosso Bom Deus continue a descortinar seus tesouros gloriosos diante dos nossos olhos.

      Abraço.

      Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s