As duas colunas de pedras do Jordão – Mensagem de formatura

No livro de Josué, no cap. 4:8 e 9, lemos sobre um momento muito especial na vida do povo de Israel. Haviam passado um longo tempo na “escola” do deserto e estavam agora diante de uma nova etapa na sua jornada. E Deus queria marcá-la de modo muito especial. Vejamos:

1º – As águas do rio Jordão trasbordavam e eram um grande empecilho para o progresso deles. Israel se lembrava de que o Senhor havia operado, no passado, para que seus antepassados passassem o mar Vermelho, a pé seco. Mas será que Deus ainda operava como antes?

O rio pode ser comparado ao coração do formando. Transbordante de dúvidas, receios, medos, preocupações, ansiedade… Como prosseguir, como transpor tudo isso? Será que Deus pode ajudar ainda hoje? A resposta bíblica é um sonoro SIM! O Senhor conteve as águas, que pararam num montão e o povo passou, avançando para o que Deus lhes havia preparado mais à frente.

2º – Josué, o capitão deles, ordena que se tomem 12 pedras do leito seco do rio. Que doze representantes do povo levassem, cada um, uma pedra para sua tenda. Mais tarde Josué erige uma coluna com aquelas pedras.

Sua passagem por este momento, prezado formando, será marcada por algo que pode ser levado por um tempo. Fotos, filmes, convites. Lembranças, que serão uma referência, uma coluna, um marco que apontará para esta experiência com o Deus que detém a fúria das águas turbulentas.

3º – Mas o capitão toma outra atitude, ainda mais curiosa: levanta uma outra coluna de pedras no fundo seco do rio. As águas voltariam a correr e ninguém mais veria aquela coluna.

Porém, ao contrário da primeira coluna, edificada na margem do rio, sujeita aos ventos, à chuva, às intempéries, aquela segunda coluna estaria lá, no fundo do rio, conservada. Diz o texto bíblico que “ali estão até ao dia de hoje”.

O nome do capitão que conduziu o povo naquele momento é bastante sugestivo. Josué significa “O Senhor é Salvação”. Sua forma grega é Ieshua, de que derivou o nome JESUS, em português. Se Jesus for o seu capitão, Ele há de marcar este momento de maneira especial. Fará seu coração ansioso sossegar, detendo as águas turbulentas. Além das lembranças materiais que você pode levar deste momento – sujeitas ao esquecimento e ao passar do tempo – Ele deixará também no fundo de seu coração um marco que, ainda que invisível às pessoas, lhe fará lembrar, para sempre, que há um Deus capaz de conter a fúria das preocupações e aflições desta vida.

“Para que todos os povos da terra conheçam que a mão do Senhor é forte; a fim de que vós também temais ao Senhor vosso Deus para sempre.” Josué 4:24

– MENSAGEM DO CULTO DE FORMATURA DA TURMA DE DIREITO DE 2012 DAS FACULDADES DOCTUM, CAMPUS DE LEOPOLDINA/MG –

Um comentário sobre “As duas colunas de pedras do Jordão – Mensagem de formatura

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s