A Fé abraça as promessas

Abraçando pela fé as promessasApós nos dar a mais exata definição de fé que existe e descrever alguns atos realizados por nossos antepassados através dela, o capítulo 11 de Hebreus nos diz no verso 13:
Todos estes… vendo-as (as promessas) de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram peregrinos e estrangeiros na terra.
Quando o Senhor Jesus fendeu o véu do templo, nos abriu a chance de acessar o que há escondido, distante de nós, na Eternidade. Isaías nos diz no capítulo 33 de seu livro que os olhos dos servos de Deus “verão o Rei na sua formosura e verão a terra que está longe.

Assim entendemos que, num determinado momento da vida do homem eleito por Deus, momento que conhecemos por CHAMADO, nossos olhos vislumbram aquilo de que o escritor aos Hebreus chama de “promessas”, isto é, aquilo que este mundo não tem, mas que Deus preparou para nós: Paz (não como o mundo a dá), perdão de pecados, alegria (que ninguém vo-la tirará), vida (eterna). Tudo isso pertence a um contexto diferente do nosso e que só pode ser alcançado PELA FÉ. Quando Paulo fala aos efésios que somos salvos POR MEIO DA FÉ, mostra a fé como um instrumento, uma ferramenta que produz algo impossível à nossa razão. Lembre-se: “pela fé entendemos que os mundos, pela Palavra de Deus foram criados…” (Hebreus 11:3b). A razão não consegue nos explicar a Criação, mas a fé, sim!

Então, lemos que após ver as promessas de longe, creram nelas e puderam abraçá-las. Pense bem: como abraçar algo que está longe? Assim concluímos que a fé traz até bem perto de nós, as coisas da eternidade de Deus. Como aconteceu com Simeão, que creu na promessa do Salvador e perseverou crendo até que a viu cumprida em Jesus e, abraçando o menino, disse: Despede em paz o teu servo.

Assim, amigo, a fé – e somente ela – é capaz de trazer até nós o cumprimento das boas palavras de Deus a nosso respeito: A salvação de familiares, a cura de enfermidades, as diversas provisões de que necessitamos, tudo isso está entesourado para nós lá, na distante cidade celestial. Veja as promessas pela fé e em breve estará abraçando seu cumprimento, conforme a promessa que Eliseu fez à sunamita: “…abraçarás um filho.”

Abraço.

14 comentários sobre “A Fé abraça as promessas

  1. O interessante do texto : “viram-no de longe e de longe o saudaram”, Aí está, a fé no coração do servo. A Fé está na alma é algo que vem de dentro, renova em nos a esperança por que as promessas do Pai vão se cumprir.
    “De longe o saudaram”, Ora vem,vem, vem Senhor Jesus.

    Curtir

    • Eu acrescentaria, caro Edson, que a fé vem de lá, de longe, da Eternidade de Deus. Só a Eternidade pode produzir ferramenta tão poderosa que nos alçará ao encontro d’Ele, no maranata.

      Abraço,

      Josué

      Curtir

  2. Realmente, em Efésios 2:8 a palavra nos descreve: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé.
    Sem fé é impossível agradar a DEUS. Nós, servos do Deus Altíssimo estamos através dos olhos da fé, a cada dia nos aproximando das mansões celestiais, e em breve ocorrerá o encontro glorioso da igreja fiel (a noiva) com o Senhor Jesus (o noivo). Muito boa a mensagem. Que Deus continue abençoando o irmão com palavras reveladas. APDSJ.

    Curtir

    • Obrigado pelas orações, meu irmão, as mensagens brotam no meio da igreja como resposta à oração dos servos. Vem de lá, da Eternidade e nos transportam para conhecermos a mente de Deus.

      Abraço,

      Josué

      Curtir

  3. Abraão, que foi tido “o pai da fé”, pôde abraçar as promessas em dois momento. O primeiro foi quando ele levantou os seus olhos e viu o lugar de longe; Abraão ao levantar os olhos viu o profético, viu o projeto de salvação. O segundo momento ele levanta os olhos e vê o Cordeiro, abraçando assim a promessa da provisão de Deus para sua vida.

    Curtir

    • Bem, desenvolvendo sua linha, isso levou Abraão a abraçar, por fim, seu próprio filho, poupado pela fé. A fé que preserva nossa família.

      Grande abraço, amigo. Apareça sempre por aqui.

      Josué

      Curtir

  4. Meu Deus que Maravilha…. Esta é a Verdadeira e Única FÉ… FÉ que foi Gerada na Eternidade e sem ELA o Homem não tem acesso a Eternidade com DEUS. Maravilha…..

    Curtir

    • Sim, caro amigo. Maravilha mesmo é o que ainda está reservado para aqueles que continuarem a ser impelidos e conduzidos por essa fé salvadora, que nos levará até à Eternidade de Deus, para aquilo que o olho não viu, o ouvido não ouviu e que nunca subiu ao coração do homem.
      Grande abraço, apareça sempre.

      Josué

      Curtir

  5. Foi difícil deixar um comentário aqui…me fizeram até entrar em um SITE….VOCÊ é difícil…rsrs
    Josué…recebi esta mensagem por e-mail, do meu irmão…servo de DEUS, assim como eu.
    Iria posta-la no meu Blog, acrescentando o que tinha aprendido ao ler, mas…resolvi procurar esse tal JOSUÉ…rsrs
    Te achei aqui.
    Como achei que a mensagem tinha sido de alguém conhecido do meu irmão…iria posta-la com o nome do autor, claro, mas sem pedir permissão, já que achava que fosse de irmão da cidade dele.Amigo, sabe?
    AGORA, JÁ O ACHEI, PEÇO PERMISSÃO A VOCÊ.
    GOSTEI MUITO DO SEU ESPAÇO AQUI.
    Um abraço, fica com DEUS.
    Clélia
    http://coraoquepulsa.blogspot.com.br/

    Curtir

    • Prezada Irmã,

      Fique à vontade para republicar o conteúdo do blog, indicando a fonte, se possível com link, para que os seus leitores possam também nos visitar. Entendo que os blogs são um excelente canal para difundir bons textos e, acima de tudo, a Boa Palavra que nos foi semeada no coração. Que o Senhor continue ajudando você na sua empreitada.

      ApdSenhor.

      Josué

      Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s