Não é mister que vão

Pães e peixesA narrativa da multiplicação de pães feita por Mateus, no capítulo 14 de seu evangelho afirma que Jesus se compadeceu da multidão e cuidou dela durante todo o dia, curando seus enfermos e pregando-lhes o evangelho do Reino. Foi, sem dúvida, um dia singular.
Mas chegou a noite e muitos temeram acreditando que não haveria provisão e faltaria o pão material. Não era um problema espiritual, era um problema material.
Alguns sugeriram que o povo se dispersasse e fosse pelas aldeias, providenciar alimento pra si, mas o Senhor Jesus disse: Não é mister (necessário) que vão. Em seguida mostrou o que acontece quando o espiritual governa o material.

Assim também podemos ver que o Senhor Jesus nos ajuntou deste mundo deserto e cuidou de nós, Seu povo, até aqui. Foram 45 anos singulares para nós. Estando conosco, Ele curou incontáveis enfermidades físicas e Sua Palavra revelada curou incontáveis enfermidades da alma. Estamos agora diante de um problema. Um problemão, de fato. Mas não é um problema espiritual, é um problema material, um problema de administração. É uma noite fria e escura e muitos tem sido aconselhados a sair, para procurar nas aldeias por socorro pra si.

Mas ainda hoje podemos ter a mesma certeza: NÃO É MISTER QUE VÃO. Ele continuará cuidando de nós. Aquele que em nós começou a Sua Obra a aperfeiçoará, não só até ao ano de 2010 (quando esse texto foi o lema do ano) mas ATÉ AO DIA DE JESUS CRISTO (Filipenses 1:6).

Há de continuar levantando, sustentando e usando homens obedientes e fiéis – ilustres desconhecidos, cujos nomes estão no Livro da Vida – para alimentar o Seu povo, pelo poder do Senhor, de modo maravilhoso. Nos bastará permitir que o espiritual governe o material, como aprendemos com Ele mesmo. Precisamos continuar confiando e dependendo d’Ele, especialmente agora.

Seja paciente. Quem saísse antes da solução do problema, perderia o maior milagre do dia.

Anúncios

20 comentários sobre “Não é mister que vão

  1. Maravilha, realmente a graça do Senhor nos basta, essa palavra me fez lembrar do texto em João 6:68, Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna, só em Jesus temos alimento para nossa alma…..APDSJ! Saudades Josué estamos unidos em oração!

    Curtir

    • Saudoso companheiro, que ótimo ler essas suas palavras. Sempre juntos, sim, aqui e em breve, na Nova Jerusalém. Maranata! Volte sempre.

      Josué

      Curtir

  2. Caro, companheiro, tudo o que o Senhor faz é bom. Momento de orarmos para que o Senhor indique novos rumos, Certamente o Agricultor cortará os ramos que ao invés de gerar estavam danificando a vinha. Outros ainda há, mas a Videira verdadeira está voltando e recolherá os seus poderosos frutos, novos e velhos, dos que os têm guardado para Ele, realizando a Obra do Calvário, cuidando das ovelhas, deixando o Espírito fazer a parte que é Dele, que é de Governar o povo. Um abraço, Josué Correia

    Curtir

    • Prezado Xará,

      Nossa humilde súplica é no sentido de que Ele, o Vinhateiro, nos preserve ligados à Videira Verdadeira. Que possamos continuar, tementes e perseverantes, sabendo que Ele julga a nossa causa. Espero sinceramente que o Senhor nos preserve a estrutura que até aqui permitiu que exercêssemos nosso ministério com sinceridade e temor de Deus. Grande abraço. Volte sempre.

      Curtir

  3. Pastor, o mais triste em perder o milagre, ou seja, não estar junto com aqueles que receberão o milagre, é que não poderão falar do poder do Senhor, não podendo falar não poderão sentir o poder do Nosso Deus e assim só resta uma coisa a estes, esquecer do Senhor e procurar o “poder” entre os seus semelhantes. Mas quem permanecer verá o sobejar do pão e do peixe. APDSJ.

    Curtir

  4. Não temos para onde ir, a não ser para a presença do Senhor. Para onde iremos nós, se só tu tem palavra de vida eterna>?
    Em Jesus, nós temos tudo o que necessitamos, somados ainda à vida eterna.

    Curtir

    • Com certeza, amigo, e a pergunta de Pedro nos mostra que Deus espera um relacionamento pessoal conosco: “Para QUEM”, isto é, não há outra pessoa a não ser o Filho de Deus que tenha aquilo que achamos em Jesus: Palavras de vida eterna.

      Grande abraço,

      Josué

      Curtir

  5. Josué
    O que me conforta é saber que o Senhor falou comigo em sonhos e com diversos irmãos mostrando este momento. Ou seja nos preparou para enfrentar esta tempestade. É nesta certeza que minha fé é renovada para aguardar este milagre.
    APDSJ

    Curtir

  6. Imagina alguém que foi embora pensando: Eu não vou ficar. Judas anda com Jesus.

    Não estamos na presença do Senhor pelas fraudes de Judas, pela prepotência e arrogância de Pedro, pela covardia dos demais. Estamos pela Presença Daquele que nos chamou e nos remiu no Seu precioso e inocente Sangue. JESUS!

    Curtir

    • Ótimo complemento, caro amigo.
      De uns dias pra cá você ficou ainda mais afiado, hã? Que bom que me fez uma visita. Ainda não consegui te encontrar pra lhe dar um abraço merecido.
      Mas seja paciente, os bons tem de tolerar as fraquezas dos fracos.

      Abraço,

      Josué

      Curtir

  7. Prezado Pastor, realmente o texto é uma benção, nos remete a uma reflexão que envolve diversos fatores, o foco principal era não perder o milagre, felizes e inteligentes foram os que não ouviram os conselhos da ‘minoria’. Os que tiveram fé e paciência permanecendo no lugar certo e no momento certo, participaram do milagre. Se alegraram com a solução do problema.

    Curtir

    • Sim, o choro pode durar uma noite, mas ainda haveremos de nos alegrar muito pela recompensa de nossa vida com o Senhor até aqui.
      Obrigado pelo comentário e volte sempre.

      Josué

      Curtir

  8. Linda Mensagem,

    Na vida, às vezes acontece de deixarmos de lado a vida espiritual (a oração, o tempo dedicado às coisas do Senhor) para querermos cuidar das coisas materiais.

    Mas, como bem elucidado no estudo, não é necessário que o povo O abandone (deixe a vida espiritual) para ir cuidar das coisas materiais.

    Assim, vemos que o texto está explicando algo semelhante ao que diz aquela palavra: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as outras coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6:30).

    Cuidando do espiritual, o Senhor providenciará para nós aquilo que precisamos de material, no momento certo. Ele cuida de nós, Ele multiplica nosso pão e peixe.

    “bastará permitir que o espiritual governe o material, como aprendemos com Ele mesmo. Precisamos continuar confiando e dependendo d’Ele, especialmente agora”.

    Sabemos que isso não é fácil, “viver na dependência d’Ele”, pedindo Sua direção para não tropeçarmos, para não tomarmos decisões erradas. Mas Ele nos orienta, nos dá a direção, se assim permitirmos. Porém é necessário buscar esta experiência pessoal com Ele. Não O conhecer pelo que as pessoas falam sobre Ele somente, mas nós mesmos provarmos desta experiência com Ele. Ele mesmo nos convida a isso.

    E o que também me chamou a atenção foi a frase do final:

    “Seja paciente. Quem saísse antes da solução do problema, perderia o maior milagre do dia”.

    Veja que interessante não é PR. Josué? Paciência, que palavra tão importante, eu precisava ouvir isso. As pessoas que decidissem ir embora preocupadas com suas necessidades materiais, acabariam perdendo o milagre que iria acontecer, e não só o milagre material, mas principalmente o da salvação.

    APDSJ
    Abraço.
    Francisco

    Curtir

    • Caro Francisco,

      Obrigado por sua participação. De fato o desafio que está diante de nós é equilibrar nossas ocupações terrenas com a maior de nossas empreitadas: A Obra do Senhor em nossas vidas. O diferencial é que dessa Obra colheremos frutos nos próximos 100 anos. E nos próximos 1000. E 10.000, cem mil anos… e muito mais.

      Grande abraço e volte sempre.

      ApdSenhor.

      Josué

      Curtir

  9. Querido Amigo Pastor,
    Tive, só agora, a oportunidade de ler a mensagem e os comentários. Até quando o crente em Jesus vai continuar com essa ideia templaria e denominacional?. “Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceito dos homens”(Mateus15:9). Não percebem que a Palavra de Deus é verdadeira e que se cumprirá?Não percebem o fermento dos fariseus. O SENHOR não nos chamou para construir templos ou cantar em coros ou permanecer dentro de muros eclesiásticos, ELE nos chamou para conhecermos a verdade: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”(João 14:6) e crescer na GRAÇA e no CONHECIMENTO. Como? Estudando a Palavra buscando-O em oração. Para quê? Levarmos as boas novas.Devemos saber que as doutrinas ensinadas nas igrejas provém, cada uma delas dos homens; não podemos encarar nenhuma delas como verdade absoluta. Pois, só existe uma verdade absoluta Jesus.E para conhecê-lo não basta ficarmos sentados em bancos de igrejas ouvindo as mensagens, na maioria das vezes tendenciosas, e sim, ler a Bíblia buscar as suas origens, viver nossas próprias experiências com o ETERNO e principalmente ser um semeador. Fora dos muros . Porque foi fora dos muros que Jesus foi crucificado, porém ninguém quer sair do seu conforto para viver o verdadeiro evangelho e se perdem por crises vividas dentro das suas tendas . Esquecem que o Senhor chamou o Abraão para fora das tendas e contemplar as estrelas do céu mostrando que há muito mais fora das tendas…”Aquele que leva a verdadeira semente, andando e chorando,voltará, sem dúvida com alegria.” (SL.126:6). Que o SENHOR tenha misericórdia de nós até que MARANATA se cumpra. A Paz do Senhor Jesus! Que o Senhor continue abençoando a sua vida para que vc não desista e continue ensinando em seu BLOG.
    um grande abraço para vc e sua família
    Fraternalmente, Fátima

    Curtir

    • Querida Fátima,

      Apesar de todos os problemas que enfrentamos “intra-muros”, conforme você descreveu, entendo que a mensagem do Espírito Santo é essencialmente agregadora. É isso que vemos desde os tempos do Messias encarnado, que congregava ao Seu redor os que criam em Sua Palavra. Essa característica permanece sobre a chamada igreja primitiva, comprovando que o Espírito de Cristo agia no meio dela. A história dos últimos dois mil anos da Igreja nos faz acreditar que os benefícios de congregar superam, em muito, os problemas que costumam surgir entre os crentes, que continuam sendo homens, de formação e experiências diferentes, mas que SOB A MARAVILHOSA INFLUÊNCIA do Espírito Santo conseguem superar todas as suas desigualdades.
      Sim, como você espero na misericórdia do Senhor – que conheci quando minha mãe me levou a congregar na ICM, há cerca de 30 anos atrás. Não tenho espaço disponível aqui para relacionar todas as benesses que desde então me enriqueceram maravilhosamente, sem acrescentar dores, conforme diz o provérbio, tudo resultante das experiências que tenho tido com o Senhor no Corpo. A ideia de “autonomia espiritual”, minha cara, definitivamente não cabe no meu coração, habituado a ver em meus irmãos o grande amor de Deus pela minha vida e pela minha família.
      Também espero não desistir da carreira que me foi proposta, pedindo a Deus que continue me abençoando junto às ovelhas que Ele me confiou, em cuja companhia recebo as mensagens que transcrevo neste espaço. Se não houvesse congregação, querida Fátima, não existiria este Blog.
      Com sincero amor e esperança de que o Senhor continue cuidando de você e orientando com mais e mais clareza, deixo um grande abraço.

      Josué

      Curtir

  10. E EU, NEM SABIA QUE O IRMÃO ERA DA MESMA IGREJA QUE EU. FIQUEI SURPRESA E AGRADECIDA, POR PARTILHAR TUA MENSAGEM.
    Agora, lendo este post, do MILAGRE DOS PÃES, pude ver como DEUS é MARAVILHOSO. ELE nos põe no momento CERTO e na hora certa, para contemplarmos o MILAGRE.
    O homem jamais teve, ou terá, o poder de mudar o PROJETO de DEUS.
    Disseram a ELE, que os 7 pães e os 2 peixinhos, NÃO DARIAM…ERA pouco.
    Mas, quem é o homem para LIMITAR o PODER de DEUS?
    DO POUCO…ELE FAZ MUITO.
    Quantos naquele momento, por medo de FALTAR ALIMENTO, não quiseram ir embora?
    Mas, JESUS, que é o DONO da CAUSA, disse:
    NÃO É MISTER QUE VÃO…

    FIQUEM, e verás o que DEUS pode fazer, com o POUCO.
    MULTIPLICAÇÃO.

    Que DEUS te abençoe.

    Curtir

    • Amém, estamos mais do que nunca vivendo da multiplicação do pouco, com a bênção do Senhor.

      Grande abraço e apdSenhor.

      Josué

      Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s