Mas eras tu, homem meu igual

“Não tem espelho na sua casa, não?” – Essa pergunta um tanto desaforada expressa a indignação de quem se depara com as pessoas que não dão uma boa olhada em si mesmas antes de falar das “qualidades” dos outros. Já falei aqui como me impressiona a semelhança entre a Palavra de Deus e o espelho, figura citada na carta de Tiago. Se você ainda não parou pra pensar nisso, dá uma lida lá.

Mas hoje quero comentar aqui sobre quão assustador é ter um encontro consigo mesmo. Quão terrível é você descobrir quem é, de verdade. Às vezes a gente ouve alguém dizer que todo mundo precisa se encontrar. Mas isso é algo cuja seriedade a maioria de nós desconhece.

Davi, no salmo 55, de onde eu tirei o título desta postagem, mostra sua decepção ao se deparar com o “homem seu igual”. A partir daí ele e todos os que se encontram com seu homem natural, sabem que este não pode ser um íntimo amigo, um guia.

Segundo o salmista, era alguém que se engrandecia contra ele. Esse é o nosso homem natural, também conhecido como velho homem ou natureza carnal. Quando ele começa a crescer, se engrandecer, tomar força dentro da gente, é hora de tomar uma providência drástica. E não há maneira mais eficaz de conhecer a si mesmo do que se confrontando com o espelho – a Palavra do Senhor. Ela te mostrará quem você de fato é. Vai ser um encontro terrível, prepare-se. Você vai ficar abatido diante de tantos defeitos que vai encontrar. Ah, e quanto mais luz (revelação) mais detalhes horríveis sobre você serão expostos. Porém a Palavra lhe dará também o conselho melhor pra você prevalecer contra o velho homem. Leia. Ore. Pratique. Não será fácil, eu sei disso. Mas será muito eficaz.

Anúncios

3 comentários sobre “Mas eras tu, homem meu igual

  1. Prezado amigo, achei muito interessante encontrar este texto, pois estou pra escrever um exatamente neste Salmo. Será uma outra abordagem, mas é evidentemente que a leitura deste só veio somar. Que Deus continue usando a sua vida, meu amado!

    Curtido por 2 pessoas

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s