As Duas Obras de Deus

Vamos usar o texto de João 9 – A cura do cego de nascença – para falar um pouco sobre AS obras de Deus. Vamos aproveitar que o Senhor Jesus usou a expressão no plural para colocar as coisas do seguinte modo:

Duas idéias mentirosas já eram comuns nos tempos em que Jesus esteve nas terras de Israel:

  1. A enfermidade de nascença (no caso, a cegueira) era resultado, consequência de pecado anterior ao nascimento da pessoa – ou seja, em “vidas passadas”, como defendem os que acreditam na reencarnação;
  2. A enfermidade de nascença era resultado, consequência de pecado dos pais, anterior ao nascimento do filho. Algo como as famigeradas maldições hereditárias.

O Mestre rebate incisivamente dizendo que nem ele nem os pais pecaram. Diz mais, que aquela enfermidade daria ocasião à manifestação das obras de Deus.

Deus realiza duas grandes obras:

  • A que pode ser chamada de Obra Criadora e
  • A que pode ser chamada de Obra Redentora.

Ambas aparecem, como disse o Senhor Jesus, na história do cego de nascença, veja só:

  • A Obra Criadora, feita através de Jesus, o Verbo, trouxe o homem à existência – “Deus fez o homem bom” – mas essa Obra foi atingida pelo pecado (bem exemplificado na cegueira, que aqui representa todas as demais doenças que afligem a humanidade). Essa foi consumada nos seis dias.
  • A Obra redentora, também feita através do Senhor Jesus, resgata o homem dessa existência enferma e o restaura diante de Deus. Nesta, como disse o bendito Filho de Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo trabalham até agora.

Por isso a preferência de Jesus em curar primeiramente a alma e depois o corpo, como no outro caso, o do paralítico de Cafarnaum. O material já tem seu fim determinado. O espiritual ainda está em aberto, dependendo da decisão pessoal de cada um de nós. Quando alguém diz: “Fulano está na Obra”, entenda bem: É de sua redenção que está tratando. Se o fulano não estiver, estará apenas na primeira Obra, criadora. Mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre. Amém.

venham-e-vejam

Anúncios

2 comentários sobre “As Duas Obras de Deus

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s