Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus

…para que a seu tempo vos exalte”. Assim diz o apóstolo Pedro em sua segunda carta.

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus

É desse texto que me lembro quando leio a história da ida do profeta Jeremias à olaria, por ordem do Senhor. Desce – disse Deus – à casa do oleiro e lá te farei ouvir as minhas palavras.

Um belo vaso é um objeto de destaque. Quanto mais esmerado em sua fabricação, mais valioso se torna e alguns chegam a valer muito. São chamados por Paulo de vasos de honra.

O processo pelo qual a matéria prima passa para sair da condição de barro até chegar a vaso é longo e difícil. Mas dá lugar e evidência à habilidade do oleiro. Ao final ele, o oleiro, é reconhecido e elogiado.

Deus é o oleiro por excelência e nós, o barro em suas mãos. O endurecimento do barro (que representa nossa resistência natural à ação de Seu Espírito Santo) só dificulta Sua Obra em nós. Talvez faça com que Ele tenha que colocar mais pressão em Suas mãos para nos modelar.

Mas a Bíblia nos assegura que, humilhando-nos, estaremos apressando o tempo em que Ele nos exaltará. Portanto, se você está sendo moldado pelo Oleiro e quer que esse dolorido processo acabe logo, trate de se aquietar enquanto Ele trabalha.

Anúncios

5 comentários sobre “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus

  1. Em um determinado ponto do caminho que faço para chegar à igreja, já há alguns meses tenho visto um vaso de barro, quebrado, que foi deixado por alguém ali encostado no meio-fio. Ontem fiz esse mesmo percurso, mas passei incomodada com a permanência do vaso. Lembrei-me também da experiência de Jerimias e pensei: se não fosse o Senhor para cuidar das nossas rachaduras, seríamos apenas mais um vaso quebrado à beira do caminho.

    Curtir

    • Jeremias viu um vaso se quebrar dentro da Olaria. Comparando a olaria com a Igreja, sabemos que temos pessoas que se quebram ali dentro também. Mas lá, na igreja, estão no lugar mais seguro da Terra para um vaso. Pois ali existe Alguém que pode refazer o vaso. Tem todos os materiais, toda a expertise e toda a boa vontade para fazer isso. Talvez você me veja quebrar. Mas saiba que o meu Criador e Oleiro vai me refazer. Obrigado pela visita, Carol.

      Curtir

  2. Sinceramente quando vi a postagem antes da leitura, me detive não na beleza do vaso, mas no trabalho detalhado da foto no mesmo, e fica algo declarador, onde a palavra nos afirma que o “…o amor do Senhor nos constrange”, é algo indescritível tentar expressar apenas por palavras o que a trindade em suas atribuições operam em favor de nós pecadores, a figura do vaso de barro é a forma clara de como somos. Meu Senhor, continue dispensando misericórdia e graça em favor de nós tão devedores, nos quebrando e moldando diariamente. Louvado e exaltado é o Senhor que entre muitos “melhores” escolheu a nós tão falhos e limitados, mas a fim de operar uma grande Obra. Texto profundo, profético e que nos alerta para o tempo de pensar.

    Abraço fraternal Pr Josué.

    Curtir

    • Marco, o que me motiva a continuar matutando e escrevendo sobre as Escrituras é que elas são eternas. Contém recursos inesgotáveis. Passaremos a Eternidade desfrutando essa Fonte inesgotável de sabedoria e instrução. Obrigado pela sua participação, é muito preciosa para mim. Abraço grande. Josué.

      Curtir

  3. Sossegar é bem difícil pra mim. Mas eu sei que nisto está o segredo pra que a gente não atrapalhe o trabalho que Deus está fazendo. Às vezes sou como aquela criança inquieta repuxando a barra da calça do Pai. Mas Ele conhece a nossa estrutura e se lembra de que somos pó… Grande abraço!

    Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s