Jacó e o travesseiro de pedra

Segundo o livro de Gênesis, na noite em que Jacó descobriu que Deus ligaria o Céu à Terra novamente, ele dormiu com a cabeça recostada a uma pedra, que usou como travesseiro (Cap. 28:11-18).

Ainda bem.

É que, quando acordou, Jacó decidiu usar a mesma pedra para fazer uma coluna, uma espécie de altar improvisado, sobre o qual ele derramou azeite, num gesto simbólico para mostrar sua adoração ao Deus que se revelara a ele.

Digo “ainda bem” porque não se fazem boas colunas com travesseiros. Por óbvias razões.

Este é o evangelho preferido de muita gente

Este é o evangelho preferido de muita gente

A pedra (figura de Jesus em diversas passagens do Velho Testamento) não se amoldou à cabeça de Jacó, assim como não dá para amoldar a Palavra de Deus à nossa mente. Mas nosso contato com ela deixa colunas, marcos importantíssimos e decisivos em nossa caminhada.

Certamente há pontos na Bíblia que não se moldam à mentalidade moderna do homem. Mas, faça como Jacó: conviva com a Pedra e ela se tornará uma referência importantíssima na sua vida.

(o ponta-pé inicial dessa postagem foi do amigo Luiz Henrique Manera. Obrigado, companheiro)

Anúncios

11 comentários sobre “Jacó e o travesseiro de pedra

  1. Prezados, eu posso imaginar a mente de jacó cheia de razão, “cabeça dura mesmo”, GRIFO MEU, encontrou para o descanso naquela noite uma rocha inabalável que por mais tempo que ele ficasse descansando sua cabeça sobre ela, ela não se moldaria às suas ideias mas foi o contrário glorias a Deus, nossa mentalidade é que tem que mudar quando descansamos no Senhor, O Céu se abre por causa das nossas necessidades e ali ele nos faz promessas.

    Curtido por 1 pessoa

    • Esse texto é fascinante, Elson. É evangelho puro! Jacó pensou que ia ser descanso de uma noite, acabou encontrando descanso para a vida, esta vida e a outra também! Abraço grande, meu amigo. Já vou pedir a Igreja para orar por Linhares, “manda chuva, Jesus!”

      Curtir

  2. Eu usei esse texto na primeira vez que entreguei uma mensagem em visita de jovens. Uma revelação que também me havia sido apresenta em uma reunião de jovens. Que bom lembrar disso! Glórias a Deus pelos mistérios que Ele tem nos feito conhecer. Abraço, amigo.

    Curtido por 1 pessoa

    • Durante certas “noites” em nossa vida, a pedra (Palavra) deixou marcas importantes em nossa mente, e somos que devem ficar como marcos, colunas em nossa história na presença do Senhor. O azeite (Espírito Santo) há de suavizar essas lembranças, nos fazendo esquecer a aspereza de certos momentos. Outro abraço.

      Curtir

  3. APDSJC. Amados o detalhe que me chamou a atenção neste texto. E na Obra de Deus é que primeiro somos levados ao deserto, ali deitamos nossa mente em Jesus. Então neste momento o Senhor se revela.
    Primeiro, somos levados ao esvaziamento, no deserto a vida tem mais valor.
    Iniciamos um relacionamento com Deus onde não importa mais a nossa vontade, agora queremos ver em nossas vidas o querer de Deus. Ai saimos com a marca da Rocha, com o sangue do Cordeiro. Pronto o céu se abre. A Graça e o Amor são manifestados….

    Curtir

    • “Foi-me bom ter sido afligido” diz o Salmo 119. Só quem vê o céu aberto, como Jacó, sabe dizer no meio do deserto: este lugar é a casa de Deus. Bom saber que está por perto, Sérgio. Abraço fraterno. Josué.

      Curtir

  4. Quando estamos enfrentando Grandes barreiras, dificuldades, fugindo, com medo, e a esperança se Esvaindo, olhamos para nossa volta e o que vemos é Desrto… Descansar em que?
    A PEDRA, naquela situação em que ele estava, seria a menos Indicada para se Descansar. Mas, JACÓ VIU ALÉM… Aquela PEDRA lhe faria Repousar, descansar e dormir em Paz… Mudaria sua vida, sua Mente agora, não mais seria Moldada por artifícios humanos, próprios, TRAVESSEIROS… Mas, seria Guiada por pensamentos de DEUS.
    Hoje, precisamos entender, que Descansar na PEDRA… É ter a MENTE de CRISTO.
    Amei o texto.
    A Paz.

    Curtir

    • Curiosamente, a pedra nos chama para o descanso nela: “Vinde a mim e achareis descanso!” É fácil imaginar que a Pedra nos molda, nos dá firmeza, nos refugia, mas… descanso? Mistério de Deus. Obrigado por comentar.

      Curtir

    • Sim, verdade, por não ser nossa criatura, não podemos moldá-Lo. Jó entendeu isso é disse: nenhum dos Teus planos pode ser frustrado. Abraço.

      Curtir

  5. É verdade, grande é o desconforto dessa pedra, me faz lembrar o discurso de Jesus,na ocasião que muitos seguidores o deixaram, com a desculpa de que duro era o discurso, quem poderá resisti-lo ou aceita-lo; acreditamos que sujeitar-se a dureza da palavra de Deus, foi a melhor escolha que fizemos, pois o desconforto foi só para a cabeça de Jacó, seu corpo estava descansando confortavelmente na relva, ( ele levou sobre si nossas dores ), jesus é o cabeça, nós somos corpo, para esse corpo ele reservou a paz, consolação, alegria,vitórias, e o verdadeiro descanso que ha em Jesus ( encontrareis em mim descanso para vossas almas). um forte abraço meu irmão querido, pr.Braz.

    Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s