Eis que a mão do Senhor não está encolhida

Através de Isaías, o Senhor Deus se queixa de Israel, apontando a real causa de seus problemas. No capítulo 59 de seu livro, o profeta escreve assim, falando em nome do Senhor:

Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.

mão nuvem

 

Talvez o povo estivesse se queixando assim, fazendo uma interpretação errônea de sua situação: Onde está a mão do Senhor, que não age em nosso favor? Ou: Por que o Senhor não escuta nossos clamores, se fazendo de surdo para conosco?

Transferir a culpa dos problemas para o Senhor não é uma atitude, assim, “nova”… Adão já se comportou assim, creditando a Deus a causa de todo o transtorno da queda. “A mulher que tu me deste…” disse ele. A parábola do filho pródigo traz algo semelhante quando diz que o filho, depois de sair de casa considerando o pai morto (pediu a antecipação de sua herança), é recebido por ele, que diz: “Este meu filho estava morto e reviveu”.

Jesus encontra a situação descrita por Isaías no próprio povo de Israel: Ali estava o homem com a mão mirrada e o surdo. O problema não estava no médico. Estava mesmo no paciente…

Anúncios

4 comentários sobre “Eis que a mão do Senhor não está encolhida

  1. Interessante pastor, que desde o capítulo 58, o povo cobrava repostas e justiça do Senhor: “V2 todavia me procuram cada dia…como um povo que pratica justiça e não deixa o direito de seu Deus…V3 dizendo: por que jejuamos nós e tu não atentas para isso? Por que afligimos nossas almas e tu não o sabes?”. E no capítulo 59 verso 2 o Deus justo mostra o motivo do seu rosto estar encoberto: “V1 Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir, V2 mas as vossas iniquidades fazem SEPARAÇÃO entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o Seu rosto de vós, para que não vos ouça”.
    Era a própria situação espiritual do povo a causa do silêncio.. “Tu és tão puro de olhos que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar ” Hb 1:13.
    Muitas vezes precisamos nos reconciliar com Deus e acertar nossas vidas, arrepender verdadeiramente dos pecados, comparecer com sinceridade perante o cetro de ouro do rei, para alcançar Seu favor.
    “Rogamos-vos pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus, aquele que não conheceu o pecado, o fez pecado por nós, para que Nele fossemos feitos justiça de Deus” 2 Cor 5:20
    Um grande abraço
    Lucas Augusto

    Curtido por 1 pessoa

    • Excelente observação, Lucas! Como o nosso Deus é tolerante e misericordioso conosco! Que Ele nos ensine a valorizar Seus conselhos e a render nossa vida em suas mãos. Obrigado pela visita e pelo comentário! Volte sempre!

      Curtir

  2. Interessante o paralelo entre o texto em Isaías e os enfermos encontrados por Jesus. Tanto é verdade que as mãos do Senhor não estão encolhidas nem os ouvidos “tampados”, que o Senhor curou todos aqueles doentes.

    Curtido por 1 pessoa

    • Exatamente! Deus sabia que a mão do homem, sim, esta estava encolhida e jamais conseguiria voltar, por si só, a segurar na mão do Senhor, por isso Ele estendeu a Sua própria mão – na pessoa de Seu Filho – para nos alcançar! Aleluia! Obrigado por comentar, volte sempre!

      Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s