De fé em fé

Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.
Romanos 1:17

Paulo estava se gloriando no evangelho de Cristo, para ele fonte de uma maravilhosa descoberta: a justiça de Deus. Um homem criado sob o jugo de uma religião que lhe ensinara a “fazer para viver” descobre que Deus agora nos propõe “viver para fazer” (leia mais sobre isso em Romanos cap. 10)

Mas ele é bastante específico: a justiça de Deus de fé em fé. O que é isso na prática? Bem, o autor da carta aos Hebreus, no capítulo 11, usa a história de Abraão para explicar e aponta quatro momentos em sua vida em que ele, de maneira notável, agiu pela fé: 1) quando saiu de sua terra para ir a uma terra que ainda não sabia onde ficava; 2) quando peregrinou nessa mesma terra; 3) quando recebeu de Deus poder para gerar um filho em sua velhice e 4) quando ofereceu esse mesmo filho no altar do Senhor (Hebreus 11:8-19).

Portanto, a justiça de Deus impulsiona o fiel a cada experiência de fé, isto é, a cada ato, decisão, realização que se pautou pela fé e não pela razão. Não se trata de uma única experiência de fé, mas de uma vida em que a fé é o grande fator de decisão. Imagino o dia a dia dos apóstolos de Jesus ao lado dEle: quantas coisas corriqueiras, banais, que faziam com que o dia deles se parecesse muito com o nosso. Mas havia aqueles momentos especiais em que a razão humana e a lógica eram abolidas pelas atitudes de Jesus, que desafiavam os costumes e o senso comum. Esses momentos, querido leitor, continuam a acontecer na vida dos que andam ao lado dEle, nos quais nos leva, frequentemente, para onde não queremos ir – mas vamos por saber que, se vivermos, Ele estará conosco. Se não, estaremos com Ele. Cada ato de fé da nossa parte é, sim, um verdadeiro passo nesse Caminho feliz.

Anúncios

2 comentários sobre “De fé em fé

  1. A Fé nos leva ao universo de Deus, a eternidade, a Justificação, ao perdão de pecados, mas o maior desafio do servo é levar esta fé pra fora da igreja, no sentido de leva-la pra sua vida secular.
    Em ter a certeza de que o SENHOR confiou, pós dentro dele uma partícula de eternidade, em ter certeza de que cada decisão, cada escolha, tenha q brotar de uma direçao de DEUS e não mais de sua razão, conceitos e etc…

    Curtir

    • Sim, Vagner, o maior desafio da Fé é tomar corpo em forma visível, em obras que João Batista chamou de “frutos dignos de arrependimento”. Obrigado por comentar, volte sempre!

      Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s