Cristo, nossa páscoa

cristo nossa páscoaQuando o bondoso Salvador reúne seus mais íntimos amigos à roda da mesa para celebrar a última páscoa, celebração que ganharia agora uma nova roupagem para um novo momento na história do relacionamento do Senhor com o homem, toca novamente num ponto importantíssimo. Ou dois pontos: Sua carne e Seu sangue.

Ele já havia abordado esse assunto quando, no dia seguinte à primeira multiplicação de pães, disse à multidão: “se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.” (João 6:53).
À luz da revelação do Espírito Santo, fica evidente que Ele falava do Seu Corpo – isto é, da Sua Igreja que, tal qual Eva era para Adão: “carne da minha carne”.
E falava também da Sua vida, pois “a vida de toda a carne é o seu sangue” Levítico 17:14.- isto é, falava do Seu Espírito Santo.

Então temos:
Carne >  Corpo  >  Igreja
Sangue > Vida > Espírito Santo

  • Não existe Vida fora do Corpo > o lugar da atuação vivificante do Espírito Santo é na Igreja Fiel.
  • Não existe Corpo sem Vida > é apenas um ajuntamento de carne, um cadáver: ainda que tenha forma, não tem plena existência e significado. Pode ser chamada de igreja mas é infiel, ou seja, não cumpre seu propósito diante do Eterno se o Espírito Santo não estiver atuando ali.

Mas, para não nos alongarmos num assunto que se estenderá por toda a Eternidade, pois é o cerne do evangelho, quero salientar outra passagem do ministério de Jesus em que Ele toca no mesmo assunto. Está em Mateus 6:25b:

“Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?” (grifo meu).

Mantimento e vestuário são acessórios, complementos. Muitos põe neles a sua atenção. Porém o Pai Celestial nos presenteou com a Vida (no sangue do Seu Filho, que representa o Espírito Santo) e o Corpo (a comunhão com os irmãos onde, segundo o salmista, o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre). Os gentios, disse Jesus, procuram essa coisas, esses acessórios, mas o vosso Pai sabe que necessitais delas. Buscai primeiro o Reino de Deus. Corremos o risco de perder o foco no principal e nos distrairmos com o que é secundário. Assim seríamos como os gentios, como as gentes que estão fora do concerto eterno. Ele que nos deu o Corpo e o Sangue, não nos negando seu próprio Filho, como não nos dará com Ele todas as coisas?

Vamos orar mais. Vamos nos consagrar mais. É o maior investimento de nossas vidas. Vai valer a pena.

Anúncios

9 comentários sobre “Cristo, nossa páscoa

  1. MARAVILHOSO!!!
    Glorioso!!!
    Que o SANGUE, o CORPO, o ESPÍRITO SANTO, esteja em NÓS, como Imagem e Semelhança DELE… Um CORPO SÓ, um só Espírito, onde o SANGUE percorre veias e artérias produzindo no Homem mortal… VIDA.
    JESUS MARAVILHOSO, toda a glória é Tua , todo o Louvor é pra Ti.
    Um abraç amigo irmão…
    Deus continue te usando com poder e graça.
    A Paz do Senhor Jesus.

    Curtido por 1 pessoa

  2. A paz do Senhor meu chefe saudades do senhor e da família.
    Esses dias trouxe uma mensagem e lembrei de quando o senhor a mencionou na igreja.
    Que era difícil pro apóstolo João escrever acerca do que ele via na eternidade, quando foi arrebatado em espírito, porque era difícil pra ele ter referência na terra, acerca do que lhe era mostrado no céu.
    Jesus revelou o mistério da eternidade na terra, e mesmo simplificando ao máximo, foi difícil pra muitos o seu entendimento.
    Igreja, mistério que só quem está no corpo(igreja fiel) e tem o sangue(Espírito Santo) pode entender.
    Abraço.

    Curtido por 1 pessoa

    • É preciso que desejemos mais e mais vida. E vida em abundância, pois foi para isso que Ele veio até nós, revelar este mistério da vida.
      Obrigado por comentar, amigo.
      Abraço à sua família querida.
      ApdSenhor.

      Curtir

  3. A Palavra é que nos alimenta!

    Para prosseguirmos até aos portais eternos, precisamos estar fortalecidos, alimentados… e o que alimenta a igreja sao estes elementos fundamentais… O pao (corpo) e o vinho (sangue).

    Curtir

    • Sim, Jesus multiplicou estes alimentos para mostrar que são vivos – afinal, só o que é vivo se multiplica, certo?
      Grande abraço, amigo.
      Fique com Deus.
      ApdSenhor.

      Curtir

  4. Algo que me toca profundamente na ocasião daquela Páscoa é que o evangelista Lucas escreveu que Jesus desejou ardentemente comê-la com seus apóstolos antes da sua paixão. Nem a ciência do horror que O esperava tirou de Jesus aquele desejo, aliás este se tornou ainda mais intenso. Conosco muitas vezes ocorre o contrário: diante das lutas nos esmorecemos e perdemos o foco, mas é totalmente pertinente o convite ao final para que oremos e consagremos mais a fim de não trairmos tamanho amor!
    Um abraço forte, meu querido!

    Curtir

    • Amigo, que bela mensagem de conforto esse seu comentário pode produzir! Glória a Deus! Volte sempre, a casa também é sua.
      ApdSenhor.

      Curtir

E você, o que poderia acrescentar sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s